contato@drjosecarlosrodriguesjr.com.br    |   

Infiltração na coluna: procedimento que alivia a dor e melhora a mobilidade

A infiltração na coluna é um procedimento que consiste na injeção de medicamentos para aliviar dores (acompanhadas ou não de formigamento nos braços ou nas pernas) na região cervical, torácica ou lombar.

Essas dores podem ser oriundas de protrusões ou hérnias de disco, osteoartrose (degeneração, desgaste, bicos de papagaio), estenoses (compressões nervosas, estreitamentos) e dor miofascial (contraturas musculares, encurtamentos).

A infiltração pode ser indicada em casos em que o paciente não estiver conseguindo evoluir com o tratamento clínico corretamente instruído, como fisioterapia, exercícios de fortalecimento, alongamento e uso de medicamentos.

Geralmente, são utilizados um anestésico local e um corticoide. O anestésico age aliviando a dor nas primeiras horas após o procedimento e o corticoide atua aliviando a dor e diminuindo os sinais inflamatórios no local ao longo de semanas e até meses.

Com o alívio da dor, o paciente recupera a amplitude de movimento da coluna e os sintomas de formigamento ou dormência também podem melhorar. É um procedimento simples, rápido (duração de cerca de 30 minutos), sem corte. Após algumas horas em observação, o paciente estará liberado para voltar para casa.

É importante frisar que o melhor momento para a realização da infiltração deve ser discutido com o médico, pois o bloqueio de forma isolada terá efeito temporário caso os tratamentos clínico e físico não forem corretamente instituídos.

Fonte: Medical Site

05 de Agosto de 2021