contato@drjosecarlosrodriguesjr.com.br    |   

O que é angioma cavernoso e quais são os seus sintomas?

O angioma cavernoso, também conhecido como cavernoma, é uma anormalidade que ocorre nos vasos sanguíneos do cérebro ou da medula espinhal. O que acontece é que esses vasos, ao se dilatarem, acabam sangrando.

O cavernoma é considerado uma condição benigna, e muitos pacientes podem passar a vida inteira sem sintomas. Por outro lado, algumas pessoas manifestam sinais clínicos como convulsões, dores de cabeça, problemas de audição, visão e equilíbrio, além de dificuldade de concentração e problemas de memória. Os sintomas têm ligação com a localização do dano que está sendo causado no tecido cerebral adjacente e/ou da atividade que está causando sangramentos ou crises convulsivas.

Quando descoberto, independentemente de ser sintomático ou não, o cavernoma precisa de tratamento, que pode variar de acordo com o tamanho e a localização da lesão. Hemorragias e convulsões refratárias ao tratamento clínico geralmente são sintomas que direcionam o paciente ao tratamento cirúrgico.

No entanto, para a realização da cirurgia, é preciso considerar os riscos de hemorragia, idade e histórico do paciente. Se o neurocirurgião julgar que não é possível remover o cavernoma, a opção de tratamento poderá ser a radiocirurgia.

Converse com o neurocirurgião.

Fonte: Medical Site

01 de Julho de 2021