contato@drjosecarlosrodriguesjr.com.br    |   

Síndrome do túnel do carpo: quais são os sintomas e tratamentos?

A síndrome do túnel do carpo é uma condição em que ocorre a compressão do nervo mediano da mão, que passa por um canal estreito no punho, chamado túnel do carpo. Essa compressão é resultado do aumento ou espessamento das estruturas que passam pelo túnel, uma consequência muito comum de movimentos repetidos com as mãos.

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo incluem dor, choque, dormência, formigamento e perda de força e habilidade com as mãos. Além de ser consequência de movimentos repetitivos, esta síndrome também pode surgir em decorrência das alterações hormonais da menopausa, sendo esta a razão pelas quais a síndrome do túnel do carpo é comum em mulheres na faixa de 35 a 60 anos.

Em muitos casos, os sintomas – principalmente o formigamento – pode acontecer na palma da mão, causando dificuldade para executar tarefas simples, como amarrar um sapato, pegar objetos e qualquer outro movimento que exija o mínimo de força das mãos.

É recomendável que o paciente procure o neurocirurgião assim que notar que os sintomas não apresentam melhora. Se diagnosticado precocemente, há grandes chances de melhora com o tratamento conservador, que inclui uso de medicações, imobilização e fisioterapia. Em casos avançados, assim como em pacientes que apresentam recorrência da doença, a cirurgia é uma boa opção de tratamento.

Fonte: Medical Site