contato@drjosecarlosrodriguesjr.com.br    |   

Conheça mais sobre os tumores que surgem na coluna vertebral

No meio da nossa coluna vertebral, existe um canal por onde passa a medula. Porém, ela não entra em contato direto com os ossos por conta de uma membrana chamada dura mater. Os tumores que surgem na coluna vertebral são classificados com base na sua localização em relação à dura mater, sendo eles:

- Tumor extradural: quando ele ocorre exatamente na membrana ou fora dela acometendo o osso por exemplo

- Tumor intradural extramedular: localizado entra dura mater e a medula

- Tumor intramedular: quando se origina dentro da medula

Um tumor localizado na coluna vertebral causa bastante dor local, que é consequência da compressão da medula ou dos nervos, podendo piorar à noite. No caso de compressão de algum nervo, o paciente pode apresentar fraqueza muscular, dificuldade para movimentar, dormência e alteração da sensibilidade em alguma parte do corpo, como pernas ou braços.

O diagnóstico começa quando o neurocirurgião realiza alguns testes clínicos para identificar eventuais problemas motores, como fraqueza muscular, alterações nos reflexos ou sensibilidade. Podem ser necessários exames complementares, como ressonância magnética, radiografia e tomografia.

A cirurgia para retirada do tumor da coluna costuma ser o tratamento mais comum, pois dessa forma é possível descomprimir a medula e o nervo, aliviando os sintomas. Em alguns casos, também pode ser necessário realizar algumas sessões de quimioterapia e radioterapia, dependendo da avaliação médica.

Fonte: Medical Site

11 de Novembro de 2021