contato@drjosecarlosrodriguesjr.com.br    |   

Ciatalgia: dor no nervo ciático

A ciatalgia é a dor que resulta do comprometimento da raiz do nervo ciático na coluna, mas pode ser também por compressão ou inflamação do próprio nervo. Quando o quadro também apresenta dor lombar, temos a lombociatalgia. O principal sintoma da ciatalgia é a dor que irradia pela parte de trás da coxa, podendo haver formigamento e perda de força na perna.


A causa mais comum do comprometimento da raiz nervosa é a hérnia de disco, mas também existem outras causas como estenose do canal vertebral, síndrome pós-laminectomia e síndrome do piriforme. Como saber qual é a origem da dor?

Primeiro é preciso procurar um especialista. O médico irá avaliar história e realizar o exame físico, que inclui algumas manobras para testar o nervo ciático. Através desse exame, é possível excluir alguns diagnósticos e identificar qual o melhor exame complementar a ser solicitado, geralmente uma ressonância magnética da coluna.

Se a dor se estende por muito tempo, o quadro pode agravar e prejudicar a qualidade de vida do paciente. Procure um médico ao notar os sintomas!

Fonte: Medical Site